editvibro

Importancia da Acreditação dos Laboratórios de Sismografia : ISO 17025

Você já ouviu falar na acreditação ISO 17025? Ela é uma das mais importantes, porque contribui para que os procedimentos sejam globalizados em vários laboratórios de calibração e ensaio ao redor do mundo.

Neste artigo, você encontrará uma série de informações sobre a acreditação

O que é a ISO 17025?

A ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, trata-se de um documento que especifica os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Ela possui cinco seções principais, divididas como requisitos: gerais, de estrutura, de recursos, de processo e do sistema de gestão.

A acreditação ISO 17025 é aplicável a organizações que realizam atividades laboratoriais nos mais diversos ramos. A Norma estabelece como atividade laboratorial:

– Ensaio;
– Calibração;
– Amostragem associada com ensaio ou calibração subsequentes.

A acreditação surgiu ainda na década de 1970, mais precisamente no ano de 1978, com a ISO/IEC guia 25. Entretanto, foi no ano 2000 que a Norma ISO 17025 foi publicada internacionalmente.

A acreditação é aplicável exclusivamente para os serviços prestados por laboratórios de ensaio e calibração. Sendo assim, a função principal da ISO 17025 é a padronização internacional dos processos analíticos e do sistema de gestão.

Esta certificação garante que um laboratório baseado em qualquer parte do planeta siga os requisitos determinados.

Neste sentido, a ISO 17025 contribui para a promoção da confiança e da segurança das operações laboratoriais. O cliente que necessita de análises de um laboratório tem mais segurança quanto aos serviços por ele prestado.

A importância da acreditação

Diversos segmentos da economia precisam seguir determinados padrões para operarem e oferecerem serviços ao público. Entre esses padrões está o de gestão de qualidade, que possui uma grande abrangência nos mais diversos setores.

Os Organismos de Avaliação da Conformidade (OACs) são entidades técnicas e independentes, responsáveis pela realização das atividades de avaliação da conformidade específicas a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo


Portanto, a acreditação reconhece formalmente que uma empresa está de acordo com a norma avaliada. Sendo assim, ela recebe a acreditação, referente ao escopo solicitado.

A acreditação é importante para que uma empresa realize suas atividades com confiança. A acreditação, então, é uma forma de garantir mais segurança e confiabilidade de uma empresa perante à sociedade.

É válido lembrar que a acreditação não é uma ferramenta com atuação e validade apenas em território brasileiro. Antes, é um instrumento estabelecido em nível internacional, e tem a função de gerar confiança na atuação das organizações.

O objetivo da acreditação é constatar se o Laboratório atende aos requisitos determinados em norma específica. Além disso, as avaliações asseguram que os resultados de análises emitidos foram gerados por processos seguros e rastreáveis.

Para empresas que solicitam serviços de análises ambientais de laboratórios, a acreditação é de extrema importância. Esse certificado demanda profissionalismo e transparência do laboratório, gerando mais segurança em relação aos resultados das análises.

Vale ressaltar que existe um sistema internacional de pesos e medidas para que todos os países consigam se comunicar. Ele abrange uma cadeia ininterrupta de medições que estão sempre conectadas à referência internacional. Portanto, a rastreabilidade metrológica nada mais é do que uma cadeia ininterrupta de medições capaz de relacionar o resultado de medição de um padrão com o resultado de medição de um padrão de referência. Seguindo o sistema internacional, a referência para um peso padrão é o padrão primário (protótipo internacional do quilograma). .

Principais Requisitos Avaliados na Acreditação de Laboratórios

Pessoal

Devem preparar o equipamento que usam e entender como isso afeta os resultados de uma medição, calibração ou ensaio. Além disso, eles devem mostrar que podem executar calibrações, medições e ensaios com competência e conseguem analisar os resultados em busca de garantia da validade destes.

Ambiente

Deve garantir que as condições não invalidem os resultados das calibrações, medições e ensaios. Os registros devem mostrar evidências de que a atividade de monitoramento ocorreu, bem como quaisquer ações que foram tomadas, se as condições ambientais especificadas foram excedidas.

Ensaios de Proficiência

Os laboratórios são obrigados a participarem de ensaios de proficiência e/ou programas de comparação interlaboratoriais. Estes programas verificam o desempenho real do laboratório e os resultados são uma indicação da competência do laboratório.

Incerteza de Medição

As medições possuem chances de erro e incertezas que devem ser avaliados pelos laboratórios acreditados, obrigados a calcular a incerteza de medição para cada parâmetro de calibração ou ensaio que realizam.

Checagens Intermediárias

Checagens dos equipamentos de medição devem ser conduzidas para verificar se estão funcionando corretamente. Os resultados das checagens são importantes para o laboratório identificar eventuais alterações no desempenho metrológico dos equipamentos de medição

Rastreabilidade dos Equipamentos

Devem ser rastreados por uma cadeia initerrupta de calibrações ou comparações com padrões reconhecidos nacionalmente ou até internacionalmente. Uma evidência clara de rastreabilidade, seguindo os requisitos da ISO 17025, pode ser um certificado de calibração emitido por laboratório acreditado.

Nós da Vibro Engenharia oferecemos um serviço completo e especializado de monitoramento sismográfico e controle de vibração.

Entre em contato pelo telefone (35) 99877-2750 ou pelo e-mail: contato@vibroengenharia.com.br e solicite um orçamento!

Compartilhe esse post